O Wii é um console de videogame doméstico produzido pela Nintendo. É um videogame da sétima geração e o quinto console da Nintendo, sucessor do Nintendo GameCube, que foi lançado em 2001 no mercado americano e japonês. Seus principais concorrentes são o Xbox 360, da Microsoft, e o Playstation 3, da Sony. De acordo com o jornal Financial Times, o Wii era o líder de vendas de sua geração em 12 de setembro de 2007, com base nos dados de vendas das empresas Enterbrain, NPD Group e GfK.
O Wii foi anunciado oficialmente na feira anual de jogos E3 de 2005 e lançado no mercado no final de 2006. Antes do anúncio do nome oficial do console, no dia 27 de abril de 2006, era conhecido como Nintendo Revolution. Seu código de modelo é RVL-001 (cuja sigla vem de ReVoLution).
O console destaca-se pelo seu controle sem fios, o Wii Remote, dotado de um acelerômetro capaz de detectar movimentos em três dimensões. Outra característica do console é o WiiConnect24, que permite receber mensagens e atualizações através da internet durante o modo stand-by.
Em 2007, foi anunciado que o Wii conduziu a Nintendo de volta à condição de líder no mercado de videogames da atual geração, posição que a empresa havia deixado de ocupar há 17 anos.
Em 2010 o Wii vendeu cerca de 20 milhões de consoles,alcançando a marca total de 84,0 milhões de vendas em todo mundo.
O console era conhecido pelo nome de seu código de modelo, "Revolution", até o dia 27 de abril de 2006, antes mesmo de seu anúncio na E3. Quando o seu novo nome foi oficialmente anunciado, mudando para Wii. A mudança acabou gerando revolta, sendo mencionada na rede de televisão estadunidense CNN.
Embora muitos usem o plural do console como "Wiis", a Nintendo afirmou que a forma certa de pronúncia e escrita é "consoles Wii". A forma de como se escreve "Wii", com duas letras "i" minúsculas, se refere a duas pessoas de pé, uma ao lado da outra, que representa jogar em "multiplayer". A Nintendo tem dado diversas razões para esta escolha do nome do console desde o seu anúncio, no entanto, a mais conhecida é a seguinte:
“ Wii soa como "nós", em inglês, que enfatiza que o console é para todos. Wii pode ser facilmente lembrado por pessoas ao redor do mundo, não importa o idioma que falam. Sem nenhuma confusão. Não há necessidade de abreviar. Apenas Wii. ”
Apesar da Nintendo ter justificado a mudança do nome, alguns desenvolvedores de jogos e membros da imprensa reagiram negativamente sobre ela. Preferindo "Revolution" ao invés de "Wii". O presidente da Nintendo das Americas, Reggie Fils-Aime, reconheceu a reação inicial e ainda explicou sobre a mudança:
“ Revolution não é um nome ideal; é longo, e em algumas culturas, é difícil de se pronunciar. Então nós queríamos algo fosse curto, fácil de se pronunciar, e distintivo. Foi assim como o nome foi criado.
0 comentários:
Postar um comentário